andon painel AndonO Andon é uma forma de gestão à vista de ocorrências na linha de produção que podem ser apresentadas em forma de alerta sonoro ou representações visuais (quadros, sinalizadores).
Na prática, o andon é um sistema utilizado pelos operadores da linha de produção ou mesmo pelo próprio equipamento para sinalizar a produtividade ou alguma falha no processo, solicitando assim a ajuda de técnicos de manutenção, engenheiros e outros responsáveis pela resolução do problema.As falhas podem ser variadas, como:

  • material ruim;
  • falta de material;
  • problema com o dispositivo ou com a máquina;
  • ausência de funcionário;
  • demora no setup;

Veja um vídeo onde explico sobre alguns tipos de andons:

Além de alertar sobre a produtividade e os problemas da linha de produção, o Andon é utilizado para minimizar a MOVimentação do operador e ainda tem como premissa a resolução imediata de problemas, contribuindo para a melhora na gestão da produtividade com o aumento da eficiência e agilidade.

No vídeo abaixo, você pode ver mais sobre Sinalizadores Industriais:

O Andon é um principais elementos do jidoka, um dos pilares do Lean Manufacturing, sendo que a sua função é a de oferecer ao operador a condição para agir na linha de produção assim que um defeito é encontrado.

exemplos andon exemplos andon

Figura 2 – Exemplos de sinalização utilizadas na indústria. Veja tipos de produtos clicando aqui

Os alertas gerados podem ser registrados em softwares (saiba mais sobre softwares para apontamentos de produção) de forma a gerar uma base histórica de informações. Com uma base sólida de informações, elas podem ser estudadas, analisadas e rankeadas para programas de melhoria continua.

Os sistemas modernos de andon podem incluir gráficos, textos ou mesmo áudio, visto que todos estes recursos podem ser implementados se o “quadro” for um televisor de LED por exemplo. O áudio pode conter melodias ou mesmo sons diferentes, cada qual correspondente a um defeito ou área a ser acionada. Saiba mais sobres estes produtos clicando aqui.

É muito fácil encontrar o conceito do andon aplicado no nosso cotidiano, como no painel dos veículos. Lá tem indicadores que apontam o aquecimento do motor, a falta de óleo ou de gasolina.

infografico andon infografico andon

Você Gostou Deste Artigo?

Cadastre-se hoje e receba atualizações por e-mail. Respeitamos a sua privacidade e você nunca terá seu e-mail divulgado.

 

Quais os benefícios do Andon?

O andon permite a empresa obter os seguintes benefícios:

  • Os problemas de produção são relatados imediatamente quando ocorrem reduzindo o tempo perdido e o risco de atraso na entrega;
  • Regula e padroniza o trabalho dos trabalhadores;
  • Aumento efetivo de produção, permitindo que os operadores visualizem em tempo real o objetivo de produção com relação ao produzido, fornecendo o feedback instantâneo a toda a equpe. Assim, eleva a motivação e moral dos funcionários;
  • Permite uma revisão automática do planejamento e das metas com base no acompanhamento em tempo real da produção;
  • Permite a criação e o acionamento de toda uma “cadeia de ajuda” para atingir os objetivos de produção;
  • Reduz custos associados à coleta e entrada de dados manualmente;
  • Reduz erros associados à coleta e entrada de dados manualmente;
  • Minimiza as perdas de produção, permitindo a análise em tempo real do problema e providências para sua correção;
  • Permite a geração de dados históricos de problemas e produção que podem ser utilizados para ajudar a identificar problemas subjacentes, aumentando a capacidade de identificar agilmente correções para problemas específicos;

São nítidos os objetivos proporcionados pela aplicação de uma sinalização visual, pois ela permite monitorar os problemas visualmente e no momento em que ocorrem. Todavia, sua aplicação não resolve o problema sozinho devendo sempre contar com o comprometimento das pessoas nas resoluções dos problemas. É fundamental que a empresa incentive a criação e manutenção de equipes de melhoria contínua que possam analisar os problemas e dar soluções para tal. É interessante também que os ganhos e benefícios conquistados sejam compartilhados com todos os participantes de forma a manter a motivação da equipe e incentivar ganhos contantes no futuro.

Para conhecer mais sobre produtos andons, clique aqui.

Formado em Engenharia Elétrica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) com Pós Graduação MBA em Gestão de Projetos pela FVG (Fundação Getúlio Vargas) e certificação internacional em Gestão de Projetos pelo PMI (Project Management Institute). Também possui certificação Green Belt em Lean Six Sigma. Atuou na implantação dos pilares de Engenharia de Confiabilidade Operacional e Gestão de Ativos Industriais em grandes empresas como Votorantim Metais (CBA) e Votorantim Cimentos. Como Gerente de Projetos pela Siemens e Citisystems, coordenou vários projetos de automação e redução de custos em empresas como Usiminas, JBS Friboi, Metso, Taesa, Cemig, Aisin, Johnson Controls, Tecsis, Parmalat, entre outras. Possui experiência na implementação de ferramentas Lean Manufacturing em empresas como: Faurecia, ASBG, Aisin Automotive, Honda, Unicharm e Flextronics. Atualmente é Diretor de Projetos na empresa Citisystems e membro do Conselho de Administração da Inova, organização gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba.