Quem trabalha na indústria certamente sabe o que significa a palavra pressão e que a mesma não poupa hierarquia ou mesmo função. A pressão vem dos conselhos administrativos, sindicatos e até da concorrência nacional e internacional. Mas qual a melhor maneira de lidar com a pressão? Neste cenário darwinista, onde nem sempre o mais forte se mantém no mercado, uma maneira de sair desta tensão é apoiar-se na inovação.

Como a inovação impulsiona a automação industrial

Como a automação industrial aliada a inovação podem impulsionar a indústria ::Image: Master isolated images / FreeDigitalPhotos.net

Há muito debate sobre inovação e pouca produção de inovação. Esta distância está relacionada com o fato de que para gerar uma inovação de ruptura, é preciso ter como cultura da empresa o uso sistêmico da inovação. Tal uso sistêmico da inovação é diferente de projetos de melhoria contínua, pois esta segunda não é capaz de gerar vantagem competitiva em médio e longo prazo. Você já parou para pensar porque a Apple, mesmo tendo como recursos a mesma disponibilidade de funcionários no mercado, fornecedores e praticamente o mesmo espaço geográfico que seus concorrentes, conseguiu ser referência em inovação?

 

Mas qual é o caminho para ter uma empresa inovadora?

É possível considerar que o primeiro passo é dar a devida importância à inovação. Após esta conscientização, a empresa poderá lançar mão de estratégias e ferramentas que auxiliem rumo à inovação sistêmica.

Outra maneira de gerar inovação é através do estreito relacionamento entre o cliente e o fornecedor, onde é criado um cenário propício para geração de novas perspectivas sobre a operação e melhoria das tomadas de decisões.

Informação é o novo petróleo

O livro a “3ª Onda: Os Novos Rumos da Sociedade de Informação” de Alvin Tofler, apresenta que o mundo passou por 3 ondas: a 1ª foi a da produção agrícola, a 2ª da revolução industrial e a 3ª da sociedade da informação.

Obviamente esta é uma explicação aberta a questionamentos, pois cada país pode estar em uma das diferentes ondas. O Brasil, por exemplo, pode estar passando pelas 3 fases simultaneamente. Devido a particularidades deste exemplo, podemos discutir esse tema em  outro artigo.

“A informação é o novo petróleo” e duas empresas que fazem valer esta frase são o Facebook ( avaliado em 100 bilhões, maior que o valor da GM no mundo) e o Google que possui toda receita derivada do tráfego de dados e informações que as duas gigantes transportam. Um grande detalhe a ser citado é que o Facebook existe a apenas 8 anos.

Projetando este raciocínio para o ambiente fabril, sabe-se que na indústria há dados sendo gerados a todo instante pelo processo produtivo. Entretanto é nítida a dificuldade em aproveitar estas informações, tornando difícil a geração de inovação.

Diferentemente do desperdício gerado por perdas de material, falta de funcionários e todos os dados tangíveis e conhecidos, é difícil medir o quanto a sua empresa desperdiça (ou deixa de ganhar) pela falta do uso da informação.

Mais difícil ainda é medir o impacto decorrido por falta de inovação na indústria e consequentemente na competitividade e na pressão que toda a empresa venha a sofrer.

Você Gostou Deste Artigo?

Cadastre-se hoje e receba atualizações por e-mail. Respeitamos a sua privacidade e você nunca terá seu e-mail divulgado.

Como a indústria pode gerar informações precisas e aproveitar as informações disponíveis?

Atualmente os Sistemas de ERP fornecem informações valiosas sobre o processo da indústria. Entretanto, as informações geradas pelas máquinas e supervisórios  muitas vezes não são integradas com o sistema de ERP ou qualquer outro sistema utilizado na empresa, perdendo assim informações estratégicas da operação.

Neste sentido, o desenvolvimento de sistemas supervisórios mais inteligentes, capazes de tratar as informações e de integrar toda a informação de chão de fábrica torna-se cada vez mais importante.

A integração dos sistemas de ERP com os Supervisórios integrados às máquinas de produção no ambiente fabril podem gerar dados precisos para serem utilizados, principalmente se os supervisórios agregam recursos como o de controle estatístico de processo e aplicação de ferramentas de confiabilidade. Atualmente várias empresas estão focando nestas soluções e a Citisystems é uma delas.

Personalidades da inovação.

Para complementar esta leitura, criamos uma lista de reprodução chamada “Inovação” no Youtube, nesta lista iremos colocar entrevistas, depoimentos, documentários que orbitam em torno deste tema. Muitas vezes a inovação pode surgir através de uma palavra, esclarecimento ou mesmo de um momento de inspiração, que tal aprender com os mestres?