Citisystems

Adequação NR12 – Aumente a Segurança dos Equipamentos

adequação nr12 capa

adequação nr12 maquinas equipamentos

Veremos neste artigo que a adequação NR12 que se refere a norma regulamentadora para a segurança de máquinas e equipamentos pode e deve ser aplicada a cada componente de uma máquina industrial, pois todas sem exceção possuem seus próprios riscos mecânicos e elétricos.

Como sabemos, qualquer tipo de equipamento pode causar uma variedade de lesões abrangendo desde pequenos arranhões, queimaduras ou cortes e até ferimentos graves como fraturas, lacerações, lesões por esmagamento ou mesmo amputação e morte

Assim, quando falamos em adequação NR12, estamos falando em projetar e instalar dispositivos no equipamento que diminuam ou eliminem os riscos de acidente. Alguns exemplos são a instalação de telas de proteções em polias e correias acionadas de forma a evitar que alguém coloque a mão quando a máquina está em operação.

Em uma adequação NR12, cada máquina deve possuir proteções adequadas de maneira a proteger os operadores e outros funcionários na área de trabalho contra riscos criados por pontos de contato, peças giratórias, faíscas e lançamentos de detritos.

Pensando na segurança dos funcionários de uma empresa, o governo brasileiro criou em 8 de julho de 1978 através do Ministério do Trabalho, a norma regulamentadora número 12 que estabelece critérios para garantir a segurança dos trabalhadores quando operam uma máquina.

Assim, quando fazemos a adequação NR12, estamos cumprindo regras que permitem gerenciar a seleção correta, aquisição e utilização de práticas seguras de trabalho, inspeção e manutenção dos equipamentos e dispositivos instalados em uma indústria. Assim, a NR12 abrange as diretrizes para identificação e adequação de locais com riscos de acidente que colocam em risco qualquer funcionário da empresa.

Um programa de adequação NR12 abrange todos os setores de uma indústria que possuir qualquer tipo de atividade capaz de resultar ferimentos devido a operação de máquinas. Assim, um bom programa de adequação NR12 estabelece os papéis, responsabilidades e treinamentos dos operadores de máquinas (incluindo funcionários em tempo integral, funcionários terceirizados ou estagiários) bem como os funcionários que compõem a equipe de segurança do trabalho.

Além disso, um programa de adequação NR12 descreve todos os aspectos de aplicação de proteções de máquinas, inspeção, responsabilidade da equipe pela condição e uso do equipamento, práticas seguras de trabalho, requisitos de treinamento e manutenção de registros.

Veja que ter um entendimento de como uma máquina funciona e como as proteções podem resguardar um funcionário resultará em um risco reduzido de ferimentos. Assim, temos os principais pontos que um bom programa de adequação NR12 deve abranger:

 

Existem também os riscos não mecânicos que podem ferir os operadores de máquinas ou o pessoal que trabalha nas proximidades de máquinas. Esses riscos incluem estilhaços, lascas ou fragmentos projetados (respingos, faíscas ou sprays) que são criados quando a máquina está operando.

Esses riscos podem ser evitados com uma adequação NR12 que insere uma proteção  ou através do uso de equipamento de proteção individual (EPI). Abaixo um exemplo de proteção em policarbonato que atende esta necessidade.

Figura 2 – Adequação NR12 com portas em Policarbonato

Métodos de Proteção Mecânica Aplicados na Adequação NR12:

Existem cinco alguns tipos gerais de proteções de máquinas que podem ser usados ​​para proteger os trabalhadores e o pessoal nas imediações das máquinas. São eles:

 

Referências:

Sair da versão mobile