Em continuidade com a série de artigos sobre as 7 ferramentas da qualidade, hoje escrevo sobre as folhas de verificação, esta é uma ferramenta muito simples, ela é utilizada para coleta de dados na linha de produção. Com as informações coletadas, você pode fazer uma analise no comportamento e na variabilidade da produção, elas lhe auxiliarão na avaliação e no controle de cada processo.

folhas de verificação

As folhas de verificação são importantes para registrar e posteriormente analisar a performance do processo produtivo

Existem vários tipos de folhas de verificação, na prática, é necessário identificar a real necessidade da folha de verificação a ser criada, as folhas de verificação serão formatadas de acordo com o objetivo estabelecido. O controle de um ítem no processo de produtivo, pode conduzir diretamente na formação de um histograma ou um gráfico de controle.

Porque a folha de verificação é importantes?

Estas folhas são importantes pois registram o processo, permitindo assim a rastreabilidade e a possibilidade de controlar as informações durante um período. O registro das informações faz-se importante no momento de se realizar planos de melhoria, sendo que as mesmas se tornam base para fundamentar os planos em fatos e dados.

Ponto fraco da Folha de Verificação

O ponto fraco das folhas de verificação acontece quando a coleta de dados é manual, pois neste método há o fator da falha humana envolvida no processo, todavia, atualmente a indústria caminha em direção a não fazer mais uso das folhas de verificação, isso porque, com o desenvolvimento tecnológico e informação começou a ser digitalizada.

 Cristiano, acredito que este seja o artigo mais oportuno para mostrar como o software funciona.

Você pode descrever como é feito a coleta e como os dados são apresentados? Explore como ele apresenta a distribuição no processo, como é possível identificar ítens defeituosos, como é possível encontrar defeitos e exemplo de causa e efeitos.

Por onde se tem que começar para implantar folhas de verificação automatizadas? Acredito que vale a pena explorar este artigo como um tutorial desta ferramenta do software.