É denominado absenteísmo a ausência ou o atraso de trabalhadores no processo do trabalho, a falta do acompanhamento e gestão deste indicador pode comprometer a produtividade, a competitividade e na qualidade da produção.O objetivo deste artigo é abordar os principais motivos da abstenção do trabalho e como a mesma pode refletir no índice de eficiência e resultados da empresa.
O que é absenteísmo?
Absenteísmo é a ausência ou o atraso de trabalhadores no processo do trabalho, esta é uma situação que tira o sono do RH da empresa e dos gestores, pois a ausência por motivo de saúde ou mesmo o falecimento é o menor dos problemas e impacta diretamente na produtividade da empresa. Veja abaixo como se faz o cálculo e algumas das causas frequentes, estas informações foram levantadas em entrevistas com funcionários de diferentes empresas, não é científica.
Cálculo de Absenteísmo
O cálculo é simples*, veja abaixo;
Absenteísmo = (Total de ausências) / (número de pessoas x 26 dias do mês) Ex: 500 pessoas com 200 ausência Absenteísmo = (200) / (500 X 26) = 0,0153 = 1,53 %Há diversos parâmetros para validar o que é uma falta e o que é ausência, mas abordar estes aspectos não é o objetivo deste artigo
Causas do absenteísmo.
Há diversas causas para o absenteísmo, veja abaixo os principais fatores que contribuem para a ausência ou atraso dos funcionários.
Principais fatores
- Descontentamento/desmotivação do funcionário com a função ou cargo;
- Salário incompatível com a função;
- Falta de plano de carreira;
- Mudanças de atividades com regularidade;
- Participação do lucro incompatível com o mercado;
- Contratação inadequada de funcionário;
- Doenças;
- Stress;
- Distância entre chão de fábrica e gerência.
Atitudes a serem tomadas
O primeiro movimento de uma empresa que está com o índice de absenteísmo alta é levar práticas organizacionais e culturais que estimulem o engajamento dos funcionários para as metas da empresa, por isso, é interessante convocar os funcionários para uma reunião no auditório.
Neste momento o diretor veste o chapéu de palestrante e procura apresentar para os todos os funcionários convocados ( as vezes com ajuda de tradutor) a performance da empresa e como os mesmo são importantes para as metas globais, isso realmente é muito importante.
Caso as condições dos funcionários se enquadrem nas causas e fatores acima mencionados, todo o discurso entrará por um ouvido e sairá por outro e virá a ser motivo de gozação nos corredores, o que pode muitas vezes reforçar a insatisfação dos funcionários.
Embora esta atitude encoraje os gestores da empresa e que ótimas fotos sejam apresentadas posteriormente para o conselho administrativo, pouco eficiente será.
A principal ação a ser tomada é negativar as causas acima citadas e principalmente melhorar o canal de comunicação dos funcionários com os gestores da empresa e ainda gerar metas e uma remuneração que estimule o funcionário a vestir a camisa da empresa.
Remuneração é a condição essencial, pois muitas vezes, mesmo o funcionário que nunca falta, pode fazer isso pela necessidade básica de sustentar a família, estes funcionários são considerados “os bonzinhos” pelos números, mas podem muitas vezes vir a serem os agentes que desestimulam os novos funcionários, mostrando como ele está ali tanto tempo e como o “sistema é injusto”.
O que eu, engenheiro de produção, tenho a ver com isso?
Muitas vezes a solução para determinados problemas de performance não são resolvidos com cálculos estatísticos ou softwares sofisticados e sim com a observação do que acontece na empresa como um todo e no chão de fábrica. Não tenha dúvida, quando forem cobrar e performance dos resultados, não adianta tentar tirar o corpo fora, ele recaíra sobre você sendo responsável direto ou não.