É denominado absenteísmo a ausência ou o atraso de trabalhadores no processo do trabalho, a falta do acompanhamento e gestão deste indicador pode comprometer a produtividade, a competitividade e na qualidade da produção.O objetivo deste artigo é abordar os principais motivos da abstenção do trabalho e como a mesma pode refletir no índice de eficiência e resultados da empresa.

Como calcular o absenteísmo

Como está o índice absenteísmo da sua empresa? :: Image(s): FreeDigitalPhotos.net

O que é absenteísmo?

Absenteísmo é a ausência ou o atraso de trabalhadores no processo do trabalho, esta é uma situação que tira o sono do RH da empresa e dos gestores, pois a ausência por motivo de saúde ou mesmo o falecimento é o menor dos problemas e impacta diretamente na produtividade da empresa. Veja abaixo como se faz o cálculo e algumas das causas frequentes, estas informações foram levantadas em entrevistas com funcionários de diferentes empresas, não é científica.

Cálculo de Absenteísmo

O cálculo é simples*, veja abaixo;

Absenteísmo = (Total de ausências) / (número de pessoas x 26 dias do mês)
Ex: 500 pessoas com 200 ausência
Absenteísmo = (200) / (500 X 26) = 0,0153 = 1,53 %
 
Há diversos parâmetros para validar o que é uma falta e o que é ausência, mas abordar estes aspectos não é o objetivo deste artigo
 

Causas do absenteísmo.

Há diversas causas para o absenteísmo, veja abaixo os principais fatores que contribuem para a ausência ou atraso dos funcionários.

Principais fatores

  • Descontentamento/desmotivação do funcionário com a função ou cargo;
  • Salário incompatível com a função;
  • Falta de plano de carreira;
  • Mudanças de atividades com regularidade;
  • Participação do lucro incompatível com o mercado;
  • Contratação inadequada de funcionário;
  • Doenças;
  • Stress;
  • Distância entre chão de fábrica e gerência.

Atitudes a serem tomadas

O primeiro movimento de uma empresa que está com o índice de absenteísmo alta é  levar práticas organizacionais e culturais que  estimulem o engajamento dos funcionários para as metas da empresa, por isso, é interessante convocar os funcionários para uma reunião no auditório.

Neste momento o diretor veste o chapéu de palestrante e procura apresentar para os todos os funcionários convocados ( as vezes com ajuda de tradutor) a performance da empresa e como os mesmo são importantes para as metas globais, isso realmente é muito importante.

Caso as condições dos funcionários se enquadrem nas causas e fatores acima mencionados, todo o discurso entrará por um ouvido e sairá por outro e virá a ser motivo de gozação nos corredores, o que pode muitas vezes reforçar a insatisfação dos funcionários.

Embora esta atitude encoraje os gestores da empresa e que ótimas fotos sejam apresentadas posteriormente para o conselho administrativo, pouco eficiente será.

A principal ação a ser tomada é negativar as causas acima citadas e principalmente melhorar o canal de comunicação dos funcionários com os gestores da empresa e ainda gerar metas e uma remuneração que estimule o funcionário a vestir a camisa da empresa.

Remuneração é a condição essencial, pois muitas vezes, mesmo o funcionário que nunca falta, pode fazer isso pela necessidade básica de sustentar a família, estes funcionários são considerados “os bonzinhos” pelos números, mas podem muitas vezes vir a serem os agentes que desestimulam os novos funcionários, mostrando como ele está ali tanto tempo e como o “sistema é injusto”.

O que eu, engenheiro de produção, tenho a ver com isso?

Muitas vezes a solução para determinados problemas de performance não são resolvidos com cálculos estatísticos ou softwares sofisticados e sim com a observação do que acontece na empresa como um todo e no chão de fábrica. Não tenha dúvida, quando forem cobrar e performance dos resultados, não adianta tentar tirar o corpo fora, ele recaíra sobre você sendo responsável direto ou não.