Advant Station ABB – Masterbus 300 – MB300

/, Scadas e Supervisórios, Softwares Industriais/Advant Station ABB – Masterbus 300 – MB300

1 – Advant ABB OCS

O Advant Station ABB com masterbus 300 ou MB300 é um sistema criado pela ABB, empresa de automação industrial mundialmente reconhecida no mercado. Na sua concepção, na década de 90, a ideia fundamental era de prover um sistema integrado e distribuído para todo o tipo de aplicação em automação industrial e de processo. O sistema abrangeria soluções de software em todas as áreas de processo e controle, desde pequenos a grandes sistemas com recursos de comunicação em todos os níveis, a partir de redes em campo integrada a rede de alta velocidade.

O Advant OCS é sistema que possui as seguintes características

  • Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD);
  • Controladores com grande capacidade;
  • Bom sistema de redundância;
  • Rede proprietária masterbus 300;
  • Estações de Operação em Unix.

A arquitetura básica de um Advant OCS pode ser visualizada abaixo:

Advant Station ABB - Masterbus 300 - MB300 Advant Station ABB Masterbus 300 MB300

Advant Station ABB – masterbus 300 – MB300

 

Como podemos ver, trata-se basicamente de um controlador lógico programável interligado a estações de engenharia (Advant Engineering) e supervisão (Advant Station). Enquanto que as estações de engenharia são utilizadas para programação (criação de lógica, download e upload do software no controlador), as estações de supervisão (Advant Station) são utilizadas para interface entre o operador e o sistema. As Advant Stations são PCs dedicados desenvolvidos pela ABB que possuem o software  Advant Operator Workplace que por sua vez pode ser baseado nos sistemas operacionais UNIX ou Windows.

A família Advant Controller é composta por diferentes gerações de controladores sendo eles: Advant Controller 70, Advant Controller 100, Advant Controller 110, Advant Controller 160, Advant Controller 410 ou Advant Controller 450.

 

2 – Advant Station ABB – Masterbus 300 – MB300

2.1 – Masterbus 300 ou MB300

O masterbus 300 é um protocolo de comunicação originalmente desenvolvido pela empresa global ABB, fornecedora de soluções nos setores de Celulose e Papel, Laminação, Distribuição de energia e Geração de energia. Na década de 1980 a ABB desenvolveu o controlador Masterpiece DCS que era um sistema totalmente funcional em termos de hardware e software. Para comunicação, o Masterpiece foi fundamentado no protocolo masterbus 300. Ao longo dos anos, esta solução possibilitou instalações operantes no Brasil e no Mundo sendo que a rede masterbus 300 (MB300) e seus Controladores se mantém extremamente estáveis e confiáveis até hoje.

Constata-se atualmente que existe uma grande quantidade de controladores Masterpeice e de seu sucessor, o Advant Controller, instalados em todo o mundo que ainda estão em execução em plantas industriais.

 

2.2 – Advant Station

As estações de operação, geralmente conhecidas como Advant Station, são computadores dedicados que possuem um conjunto de instruções computacionais reduzidos baseado em (RISC), com o objetivo de oferecer alta performance. Foram concebidos para fornecer recursos gráficos de alta resolução , flexibilidade do sistema operacional UNIX e adição de componentes de hardware e software para que a Advant Station pudesse atender às necessidades industriais de operações de processo de diferentes plantas industriais.

Um acelerador em tempo real amplia os recursos da estação de trabalho UNIX . com um processador e memória on-board, o acelerador real-time lida com tarefas de tempo crítico , tais como gestão de banco de dados em tempo real e comunicações masterbus 300 (MB300) . Ao realizar o processamento front-end , o acelerador permite que o processador workstation dedique seus recursos para os aplicativos que o usuário interage diretamente.

As estações de trabalho Advant Station Series utilizam uma  IHM que inclui monitores de alta resolução  e um pacote de construção de gráficos avançados . Estas estações podem suportar vários monitores de alta resolução e terminais, bem como teclado, trackball, mouse e combinações de tela de toque.

 

2.3 – Dificuldades tecnológicas atualmente encontradas para manutenção e substituição de sistemas ABB baseados na Advant OCS.

Como mencionado anteriormente, as soluções Advant OCS deram-se início na década de 80 evoluindo posteriormente para outras soluções ABB. Durante todo este tempo, estas soluções instaladas nas indústrias demandaram manutenções e atualizações em virtude do tempo de funcionamento e obsolescência. Ainda assim, algumas indústrias começaram a ter algumas dificuldades como:

  • Dificuldade em obter peças de reposição para estações Unix;
  • Impossibilidade de uso de computadores comuns de mercado PC´s. Como a Advant Station é baseado em PC dedicado da ABB com comunicação MB300, é impossível utilizar um PC comum caso haja necessidade de substituição de hardware;
  • Dificuldade na obtenção de dados do processo (falta de conectividade);
  • manutenção com custo elevado e demorado se comparado a manutenção rotineira de equipamentos industriais; A manutenção tecnicamente complexa, exige conhecimentos avançados de TI (nem sempre disponíveis dentro da indústria);
  • Atualização onerosa em termos de custos;
  • Necessidade de Interrupção da Produção, durante atualização;

Você Gostou Deste Artigo?

Cadastre-se hoje e receba atualizações por e-mail. Respeitamos a sua privacidade e você nunca terá seu e-mail divulgado.

 

 2.4 – Indusoft e NOVOTEK OPC Masterbus 300: Uma alternativa de alta performance e confiabilidade

Com relação a Advant OCS,  um problema recorrente com o passar dos anos é que as interfaces e conexões com outros sistemas como historiadores não eram tão desenvolvidos. Por outro lado a necessidade de integração de sistemas começou a tornar-se cada vez mais importante na indústria.

Baseado neste cenário, a Novotek iniciou o desenvolvimento do servidor MB300 OPC para masterbus 300. O desenvolvimento inicial foi feito há cinco anos e hoje existem no mundo mais de 80 mil licenças de servidor MB300 OPC executado em plantas industriais em substituição às Advant Stations. De acordo com os clientes é tão confiável quanto e ainda mais ráPIDo do que a solução padrão da ABB.

Como todo OPC, o NOVOTEK implementa um OPC Server que por sua vez necessita de um OPC Client para a leitura e escrita das informações. Sendo assim, existem diversos softwares no mercado capazes de fazer esta função. Falaremos aqui do Indusoft.

O InduSoft Web Studio é uma poderosa coleção de ferramentas de automação que possibilita o desenvolvimentos de aplicações IHM, SCADA, para sistemas embedded (embutido), e para sistemas de instrumentação.  É um software supervisório que possui as seguintes funcionalidades:

Economia de Tempo – Visualização de qualquer aplicação de sua área de trabalho ou de seu telefone celular usando Internet Explorer ou intranet incluindo XML

Linguagem Fácil – Linguagem UNICODE:  operadores imediatamente entendem a linguagem

Economia de Dinheiro – Desenvolvimento de aplicação única e utilização em plataformas diferentes para rodá-la, Windows CE , Windows Mobile, Windows XP Embedded, e edição Server

Flexibilidade – Mais de 200 drivers disponíveis para download, OPC (cliente e server), e TCP/IP

Resolução de Problemas RaPIDamente – Entendimento de alarmes raPIDamente, Visualização na tela ou via e-mail, PDA, telefones celulares ou web browsers

Integração Total – Relacionado com ERP e sistemas “back-office” usando conexão com base de dados relacional

Redução de Intervalos –Utilização de tecnologias abertas, como ActiveX e .NET para visualizar documentações, reparar vídeos ou mensagens de áudio

A informação que você precisa para KPI e OEE

Aclamado no mundo inteiro – Desde 1997 a InduSoft vendeu mais de 300.000 licenças pelo mundo inteiro.

Baseando-se nas características das duas ferramentas, é possível desenvolver uma solução de alta performance em alternativa à ABB OCS padrão de mercado. Esta alternativa faz com que os custos de substituição dos equipamentos sejam imensamente menores se comparado à solução origina e ao mesmo tempo abre um leque de possibilidades no mundo da automação industrial pois oferece ferramentas de integração até então não implementadas.

Veja abaixo algumas telas do Supervisório em substituição à Advant Station desenvolvidos para uma indústria de Laminação. Importante notar que o sistema que foi desenvolvido para este caso está rodando operacionalmente com alta confiabilidade e todos os recursos de integração implementados.

Advant Station ABB - Masterbus 300 - MB300-3 Advant Station ABB Masterbus 300 MB300 3

Figura 2 – Indusoft e NOVOTEK OPC masterbus 300

Advant Station ABB - Masterbus 300 - MB300-1 Advant Station ABB Masterbus 300 MB300 1

Figura 3 – Indusoft e NOVOTEK OPC masterbus 300

Advant Station ABB - Masterbus 300 - MB300-2 Advant Station ABB Masterbus 300 MB300 2

Figura 4 – Indusoft e NOVOTEK OPC – Masterbus 300

 

 

 

Formado em Engenharia Elétrica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) com Pós Graduação MBA em Gestão de Projetos pela FVG (Fundação Getúlio Vargas) e certificação internacional em Gestão de Projetos pelo PMI (Project Management Institute). Também possui certificação Green Belt em Lean Six Sigma. Atuou na implantação dos pilares de Engenharia de Confiabilidade Operacional e Gestão de Ativos Industriais em grandes empresas como Votorantim Metais (CBA) e Votorantim Cimentos. Como Gerente de Projetos pela Siemens e Citisystems, coordenou vários projetos de automação e redução de custos em empresas como Usiminas, JBS Friboi, Metso, Taesa, Cemig, Aisin, Johnson Controls, Tecsis, Parmalat, entre outras. Possui experiência na implementação de ferramentas Lean Manufacturing em empresas como: Faurecia, ASBG, Aisin Automotive, Honda, Unicharm e Flextronics. Atualmente é Diretor de Projetos na empresa Citisystems e membro do Conselho de Administração da Inova, organização gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba.