Originalmente, os robôs industriais foram desenvolvidos com o intuito de automatizar as linhas de manufatura gerando altos volumes de produção, diminuição de custos e aumento da qualidade. Agora, podemos encontrar robôs industriais executando tarefas em aplicações de menor escala devido a novas tecnologias e facilidade de implementação. Neste artigo, falamos sobre algumas aplicações e suas funcionalidades.

robôs industriais robos industriais

Figura 1 – robôs industriais

1 – Breve Introdução a Robôs Industriais

Os robôs industriais compõem a grande indústria da robótica que muda raPIDamente em constante evolução. Sabemos pela história que desde a criação das máquinas a vapor, a tecnologia vem mudando drasticamente, principalmente nas últimas décadas, assim como o volume e a variedade de necessidades impostas pelos diferentes processos de manufatura. Para aqueles que são novos na indústria e não conhecem os robôs industriais, pode parecer difícil encontrar um ponto de partida.

Uma ampla visão geral dos tipos e benefícios da automação pode fornecer uma compreensão básica da tecnologia de robótica industrial e da crescente indústria de robótica.

2 – Tipos de Automação com Robôs Industriais

Existem muitos tipos diferentes de aplicações de automação que os robôs estão preparados para manipular. Freqüentemente, os robôs são projetados ou integrados com uma tarefa específica em mente e adaptados para atender às necessidades exclusivas dessa tarefa. Algumas formas comuns de automação com robôs industriais incluem:

  • Soldagem
  • Parafusamento
  • Manipulação e embalagem de material
  • Pegar e Colocar
  • Distribuição
  • Corte
  • inspeção não destrutiva

Embora existam certamente outros tipos de automação robótica industrial e uma miríade de outros tipos de robôs colaborativos e de serviço, as aplicações listadas acima são algumas das formas industriais mais comuns de automação robótica.

3 – Benefícios da Automação com Robôs Industriais

Os Robôs industriais transformaram a indústria de manufatura por um motivo: eles agregam muitos benefícios finais. Seu primeiro e mais importante benefício é sua eficiência pois são capazes de concluírem tarefas mais raPIDamente do que os trabalhos manuais que possuem um tempo de atividade é significativamente maior. A combinação de velocidade e tempo de atividade leva a um maior rendimento e consequentemente a custos operacionais mais baixos.

Além disso, os robôs industriais, quando programados corretamente, são inerentemente repetíveis. Isso melhora drasticamente a consistência da produção, aumentando a qualidade geral do produto e reduzindo o desperdício.

Os robôs geralmente oferecem ótimo retorno sobre o investimento (ROI). Os ganhos de produtividade resultantes da eficiência, a consistência e custos operacionais reduzidos se somam raPIDamente e estes são os motivos que fizeram os robôs industriais tão populares entre os fabricantes na última década.

Os robôs industriais possuem também outros benefícios, independentemente do tipo de robô industrial a ser empregado. Ele pode substituir o ser humano em atividades que apresentam risco como manuseio de produtos químicos ou lugares quentes e desde que um robô seja programado adequadamente e adaptado às necessidades específicas de uma determinada aplicação, ele quase certamente superará o trabalho manual.

O mercado de robôs é grande e está crescendo raPIDamente e a tecnologia subjacente muda com a mesma raPIDez. Pode ser difícil acompanhar o ritmo acelerado de mudanças na indústria da robótica, mas entender os tipos de robôs industriais e os benefícios que eles proporcionam é um ótimo começo.