1 – O que é um Robô SCARA?

O robô SCARA foi desenvolvido pela primeira vez nos anos 80 no Japão e o nome SCARA significa Selective Compliance Assembly Robot Arm. A principal característica do robô SCARA é que ele possui um braço articulado de 2 eixos que de certa forma imita o braço humano, embora ele opere em um único plano. Sua característica construtiva permite que o braço se estenda e se retraia em áreas confinadas, o que o torna adequado para operações com alcance dentro de gabinetes ou células de operação pequenas. O robô SCARA é um dentre a família de robôs industriais mais encontrados atualmente no mercado que são:

  • Robô Cartesiano
  • Robô de 6 eixos
  • Robô SCARA
  • Robô Delta

A seleção do tipo de robô a ser escolhido mediante uma aplicação nem sempre é uma tarefa fácil, mas o intuito deste artigo é fornecer algumas informações que possam ajudar na escolha da melhor solução para um requisito específico de automação de determinado processo. Mais especificamente, este artigo considera o caso específico do robô SCARA e quando é mais vantajoso utilizar um. Em alguns casos, a seleção do robô mais adequado é direta e em outros é basicamente uma comparação de custo. O robô SCARA normalmente têm até 4 eixos (3 de rotação e um eixo Z linear).

robô scara tipos delta robo scara tipos delta

Figura 1 – Diferentes modelos de robô SCARA (Delta Automation)

2 – Vantagens do Robô SCARA

O robô SCARA é mais comumente aplicado em operações de pick-and-place ou montagem pois estas aplicações demandam alta velocidade e alta precisão. Nestes requisitos, o robô SCARA atende perfeitamente pois é capaz de operar com altas acelerações e alta velocidade tanto em ambientes agressivos quanto limpos . Em termos de repetibilidade, os diferentes tipos de robô SCARA atualmente disponíveis no mercado podem atingir tolerâncias inferiores a 10 mícrons, em comparação com 20 mícrons para um robô de seis eixos. Por definição, um robô SCARA atende determinada aplicação com um campo de operação menor onde o espaço físico é limitado e o layout compacto, o que também o torna mais facilmente flexível possibilitando realocações em aplicações temporárias ou remotas.

3 – Limitações do Robô SCARA

Os robôs SCARA, devido à sua configuração, normalmente são capazes de transportar uma carga útil relativamente leve, geralmente até 2 kg nominais (máximo de 10 kg). O perímetro de atuação de um robô SCARA é normalmente circular, o que não combina com todos as aplicações industriais. O robô SCARA também possui destreza e flexibilidade limitadas em comparação com a capacidade total de outros tipos de robô como um de 6 eixos por exemplo. Assim, seguir um contorno 3D de uma peça por exemplo é algo que provavelmente ficará dentro dos recursos de um robô de seis eixos mas não para um robô SCARA.

4 – Escolhendo a Melhor Solução

Com muitos fatores diferentes que influenciam na escolha do robô para uma aplicação específica, é aconselhável discutir com um especialista em automação. A Citisystems, além de ser distribuidora de robôs Delta no Brasil, integra diferentes tipos de robôs desde 2004 e pode aconselhar sobre conceitos alternativos para um melhor projeto do sistema e dessa forma ajudar a selecionar a configuração mais adequada. Trabalhar com um fornecedor experiente e independente é a melhor maneira de definir a configuração de automação que atende ao tempo de ciclo, precisão e orçamento do sistema de produção necessário.

Sabemos que uma nova revolução industrial está caminhando no sentido de construir fábricas inteligentes e manufaturas inteligentes. Para atender aos requisitos do cliente do futuro, novas tecnologias emergentes, como robôs industriais projetados para operar em ambientes perigosos de forma a ajudar a obter uma manufatura flexível reduzem a mão de obra e economiza tempo de fabricação de produtos.

No âmbito de aplicações, sabemos que os robôs industriais podem ser programados para executar automaticamente tarefas como aperto de parafusos, distribuição, soldagem, paletização, montagem, coleta e colocação. Devido à sua flexibilidade e adaptabilidade, um robô SCARA, assim como qualquer outro é capaz de otimizar a produção e aumentar a produtividade proporcionando uma manufatura inteligente. A Delta está continuamente desenvolvendo novos tipos de robôs para todos os tipos de aplicações para atender às demandas do setor e realizar a “Automação para um Mundo em Mudança”.