Encontre o Borne Ideal para o seu Painel Elétrico

//Encontre o Borne Ideal para o seu Painel Elétrico

O que é um Borne?

O borne ou terminal de passagem ou ainda terminal SAK funciona como um ponto de conexão dedicado para os fios elétricos, evitando dessa forma a necessidade de emenda em cabos elétricos. No nível mais básico, um borne ou bloco de terminais é uma tira de plástico moldada com placas de metal e parafusos ou molas onde cada ponto de conexão (terminal) possui uma placa de metal e dois parafusos paralelos que conduzem eletricidade e prendem os fios no lugar.

borne borne sak

Figura – Diferentes tipos de Borne Phoenix Contact

As conexões são formadas quando os fios (normalmente equipados com terminais) são presos entre os parafusos e a placa condutora. Você também pode encontrar o borne em configurações mais complexas que fornecem recursos como terminais de grampo com mola e montagem em trilho DIN.

Configurações Comuns de Borne ou Bloco de Terminais

  • Blocos terminais montados em trilho DIN
  • Blocos terminais de fileira dupla
  • Blocos terminais de fileira única
  • Bloco mola
  • Blocos SAK

Borne Modular

O terminal modular é utilizado ​​em todo o mundo e pode ser encontrado em painéis elétricos, quadros de distribuição, centros de controle ou sistemas de controle de máquinas. Eles são responsáveis por garantir conexões seguras em todas as instalações de baixa tensão. Em vista desta aplicação versátil e universal, é possível encontrarmos diferentes fabricantes com padrões de qualidade diversos. Abaixo algumas características que devem ser observadas ao escolher um borne:

Seção Transversal:

A seção transversal nominal de um borne é o equivalente a seção transversal do condutor que será conectado ao borne e dependendo do fabricante pode ser produzido de forma a atender também requisitos térmicos e mecânicos.

Corrente Nominal:

A corrente nominal é um valor de corrente que é indicado pelo fabricante que atende os requisitos térmicos, mecânicos e elétricos da utilização da seção transversal nominal.

Tensão Nominal:

A tensão nominal é o valor de tensão suportada que é declarado pelo fabricante considerando distâncias de separação e folga e que não permitem qualquer deformação no produto.

Dimensões Nominais:

Dimensões nominais são as dimensões gerais do bloco de terminais com fixações, mas sem tolerâncias. Para o terminal especificado com uma tolerância de +0,2 mm. deve ser permitido durante o projeto ao montar em filas.

Comprimento de decapagem da isolação:

O comprimento de decapagem necessário para cada cabo a fim de alocar o mesmo no terminal é indicado em mm. Esses comprimentos também devem ser observados.

Placa Terminal:

O último terminal em um conjunto montado em trilho DIN deve ser fechado com uma placa final sendo que esta placa final é mantida na posição pelo suporte final.

Separador:

O separador é necessário para a separação visual de circuitos ou para separação elétrica no caso de conexões cruzadas adjacentes.

2018-04-06T17:19:07+00:00 By |Categories: Automação Industrial|0 Comentários
Formado em Engenharia Elétrica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) com Pós Graduação MBA em Gestão de Projetos pela FVG (Fundação Getúlio Vargas) e certificação internacional em Gestão de Projetos pelo PMI (Project Management Institute). Também possui certificação Green Belt em Lean Six Sigma. Atuou na implantação dos pilares de Engenharia de Confiabilidade Operacional e Gestão de Ativos Industriais em grandes empresas como Votorantim Metais (CBA) e Votorantim Cimentos. Como Gerente de Projetos pela Siemens e Citisystems, coordenou vários projetos de automação e redução de custos em empresas como Usiminas, JBS Friboi, Metso, Taesa, Cemig, Aisin, Johnson Controls, Tecsis, Parmalat, entre outras. Possui experiência na implementação de ferramentas Lean Manufacturing em empresas como: Faurecia, ASBG, Aisin Automotive, Honda, Unicharm e Flextronics. Atualmente é Diretor de Projetos na empresa Citisystems e membro do Conselho de Administração da Inova, organização gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba.