O sensor de visão é um produto que está ficando cada vez mais conhecido na indústria e com isto ganhando espaço em diferentes aplicações. Isto porque ele é capaz de fazer a mesma função do ser humano conseguindo ser mais veloz e mais preciso em aplicações repetitivas de inspeção nas linhas de produção. Além disso, é um produto que garante a consistência das informações na inspeção e a rastreabilidade do processo a um custo acessível.

anuncio sensor de visao

1 – Como funciona o sensor de visão?

O sensor de visão é composto por células fotoelétricas que possuem a função de capturar uma imagem. A qualidade desta captura depende bastante da quantidade de células fotoelétricas que o sensor possui e esta medida é dada em pixels. Depois de capturar a imagem, o sensor de visão compara as características da imagem com uma imagem pré definida armazenada na memória do sensor e emite um sinal de conforme ou não conforme.

Exemplificando o exposto acima, vou mencionar dois casos para você verificar como este sensor funciona. Imagine a situação em que você deseja detectar imperfeição no diâmetro de uma lata produzida e que ao detectar esta imperfeição, o sensor acuse e faça a rejeição do produto. Veja esta situação na Figura abaixo, Caso A. O procedimento aqui foi primeiramente selecionar uma lata em conformidade com o diâmetro e sem imperfeições (1). O sensor de visão foi fixado de forma a pegar a imagem do topo da lata. Uma vez feito isso, executamos o comando para que o sensor pegasse o contorno do diâmetro da lata 1 a adotasse esse contorno como padrão, salvando o mesmo na sua memória.

Agora, com o sistema configurado, basta fazer com que as latas produzidas passem por este sensor de visão, através de uma esteira, por exemplo, de forma a analisar lata por lata. As latas que tiverem o padrão da imagem armazenada na memória serão rotuladas como OK enquanto que as latas que tiverem alguma divergência no contorno com relação a imagem padrão serão rotuladas como N OK.

sensor-de-visao sensor de visao
O caso B é apenas para reforçar que podemos também utilizar o sensor de visão para detectar diferenças de diâmetro, seguindo os mesmos procedimentos acima mas neste caso mudando o padrão de detecção para diâmetro ao invés de contorno.
Veja abaixo outros padrões de reconhecimento que podem ser adotados para os sensores de visão:

  • Diferenças de contraste – Aplicado em peças que possuem variação de cor;
  • Diferenças de brilho – Complementa o padrão acima podendo até reconhecer peças que foram ou não usinadas;
  • Tamanho ou diâmetro;
  • Reconhecimento de caracteres – Padrão adotado para reconhecer posição de etiquetas, gravação ou não das etiquetas, embalagem correta, etc;
  • Diferença de contornos;
  • Leitura de códigos de barras, QR codes e Textos alfa-numéricos:

2 – Exemplos de aplicações com Sensor de Visão:

AplicaçãoDescrição
sensor de visão etiqueta sensor de visao garrafa1

inspeção de alinhamento de Etiquetas:

Verificar se a as etiquetas produtos como garrafas ou latas
estejam alinhadas com o produto ou embalagem;

sensor de visão embalagem sensor de visao embalagem

inspeção de Montagem de Embalagem:

Verificar se a embalagem foi montada corretamente e se não existem bordas que não foram coladas ou danificadas;

sensor de visão tampa sensor de visao tampa

inspeção de Tampas:

Detectar a presença ou não de tampas e se as mesmas estão encaixadas de forma correta;

sensor de visão blister sensor de visao blister

inspeção de Blister:

Verificar se os Blisters estão posicionados de forma correta e se estão preenchidos com a quantidade de produtos necessários antes que os mesmos sejam embalados.

sensor de visao orientacao peca sensor de visao orientacao peca

Orientação da Peça:

Verificar se uma peça, como um anel por exemplo está posicionado
corretamente para ser encaixado antes de ser encaixado em um componente:

sensor de visao falta produto sensor de visao falta produto

Detecção de Ausência de Produtos:

Utilizado para detectar presença ou não de produtos em embalagens, garantindo a quantidade correta de produtos.

3 – Conheça o Sensor de Visão da Balluff

A Balluff possui em seu portfólio o sensor de visão BVS. É uma linha que foca em produtividade, custo benefício e qualidade. Ele permite o monitoramento com múltiplas funções ao mesmo tempo podendo chavear entre uma função e outra ao mesmo tempo. É capaz de armazenar até 32 tipos de programações na sua memória dando maior flexibilidade ao usuário.

sensor de visao balluff sensor visao balluff

Com relação a funcionalidade, o sensor possui as seguintes funções:

  • Checagem de Brilho;
  • Comparação de Contraste;
  • Checagem de Posições;
  • Contagem de Bordas;
  • Comparação de Tamanhos;
  • Checagem de Contornos;
  • Comparação de Caracteres;
  • Reconhecimento de padrões em 360 graus.

Uma vantagem do produto de visão por sensores é que ele geralmente é simples de manusear, não necessitando de muito suporte ou técnicos altamente especializados para fazer as implementações podendo atender várias necessidades a um custo acessível.