A chave cames possui ampla aplicação em dispositivos de acionamento excêntrico justamente por ter a característica de ser um interruptor eletromecânico com acionamento através de um fuso. Com relação ao tipo, a chave cames pode ser Mecânica ou Indutiva, ou ainda eletromecânica. O acionamento ocorre a medida que há movimentação da máquina onde configura-se o pulso em uma faixa desejada.

Neste artigo falaremos sobre a chave cames indutiva pois a mecânica foi objeto do assunto no nosso artigo anterior, caso desejar saber mais sobre a mecânica.

chave cames

Figura 1. Chave cames com elementos indutivos.

Este tipo de chave possui praticamente as mesmas propriedades construtivas do anterior. No entanto, o formato dos anéis apresenta uma diferença no formato. Como observado na figura 1.

Seu princípio de funcionamento é o mesmo, com uma diferença na detecção dos pulsos. No caso anterior, os pulsos eram detectados pelo contato direto do elemento de chaveamento nos anéis de came. Já neste tipo é feito a partir de um componente de chaveamento indutivo. Portanto, quando a saliência do conjunto de anéis atravessa o campo magnético, ocorre uma mudança de estado na saída do elemento de chaveamento, sem nenhum contato mecânico.

1 – Aplicações na indústria da chave cames

Algumas aplicações em que este tipo de chave pode ser utilizado, com o intuito de aprimorar os processos e promover uma maior segurança nos processos industriais, estão listadas a seguir:

  • Prensas excêntricas;
  • Máquinas de solda;
  • Dobradeiras;
  • Elevadores;
  • Indústria automotiva;
  • Chave de parada de emergência;
  • Chave fim de curso para mecanismos rotativos;

Ou seja, a chave cames rotativo são mecanismos que desempenham papéis essenciais na automação industrial. E em um projeto, deve-se sempre considerar se a aplicação requer chaves de segurança. Além de verificar o número de posições de comutação de acordo com a necessidade.

 

Co-autoria: Guilherme Cano lopes

Estudante de Engenharia de Controle e Automação pela UNESP e técnico em mecatrônica pela ETEc Getúlio Vargas. Durante a faculdade foi bolsista de iniciação científica e membro da equipe de pesquisa em robótica móvel da UNESP, participando em competições como a Robocup.  Atualmente é estagiário na empresa Citisystems.

Você Gostou Deste Artigo?

Cadastre-se hoje e receba atualizações por e-mail. Respeitamos a sua privacidade e você nunca terá seu e-mail divulgado.