O Planejamento de Experimentos (em inglês Design of Experiments ou DOE ) é uma prática presente na industria para testar produtos em fase de desenvolvimento, no “experimento”  é avaliado se uma teoria é empiricamente válida para se obter a solução desejada.

DOE

Planejamento de Experimentos ( em inglês Design of Experiments, DOE )

Assim como em uma pesquisa científica, é testada somente uma variável por vez no experimento, para assim entender a influência de determinados fatores no resultado final e também para garantir a maior precisão nos resultados,  por isso, pode-se requerer muitos ciclos de testes.

Um único teste deve ser formalizado, considerando os seguintes aspectos:

  • Hipótese ou Teoria: o defeito é derivado da linha 1 ou linha 2;
  • Teste: São aplicadas pequenas amostras de controle em ambas as linhas para ser analisada ao final;

Geralmente os planejamentos de experimentos podem se desdobrar em vários testes até a solução final, o mais importante é registrar o teste atual, pois o mesmo faz desacreditar várias teorias durante o processo, fechando assim o cerco em hipóteses teste após teste.

É importante frisar que a experiência técnica dos especialistas envolvidos nos testes é de fundamental importância, pois quanto maior conhecimento técnico, menor será o número de testes e, consequentemente, o custo de aplicação dos teste. O DOE fornecerá respostas aos especialistas baseado na inferência estatística.

O desenvolvimento da automação industrial e mesmo da informática impulsionou a aplicação de testes, análises, manutenção e gerenciamento de dados estatísticos, todavia, é preciso salientar que o planejamento de experimentos é uma área de estudos que abrange vários tipos de técnicas e análise de experimentos, com diferentes graus de sofisticação.

Falar aqui como os softwares trabalham agregam valor com estatísticas e, se possível,  apresentar um estudo de caso

É possível considerar que o DOE é um desdobramento do PDCA, pois nele é aplicado o planejamento, execução e analise do problema, é uma metodologia utilizada para resolver problemas mais difíceis e complexos.