O intuito deste artigo é apresentar dentre uma variedade de ferramentas importantes, as 7 ferramentas da qualidade que podem ser aplicadas na indústria e utilizada por qualquer trabalhador que busca a qualidade e melhoria contínua. Algumas delas foram desenvolvidas por engenheiros e outras adaptadas de outras aplicações sendo que todas possuem uma finalidade comum: Fornecer meios para a tomada de decisões de gestão da qualidade com base em fatos.

7 ferrramentas da qualidade 7 ferrramentas da qualidade

As 7  Ferrramentas da Qualidade

Tanto o TQM (Total Quality Management) como o TQC (Total Quality Control) frequentemente mencionam na literatura as ferramentas denominadas como as 7 ferramentas da qualidade. O seu criador, Kaoru Ishikawa, conhecido como o homem mais importante no Japão pela defesa do controle de qualidade, organizou estas 7 ferramentas da qualidade com o intuito de possibilitar que qualquer pessoa com um conhecimento básico pudesse analisar e interpretar dados ou informações importantes da empresa.

De acordo com Kaoru, cerca de 95% dos problemas enfrentados por uma organização podem ser resolvidos utilizando as 7 ferramentas da qualidade, pois elas foram desenvolvidas para simplificar e subsidiar melhor análise de informações. Desde o seu desenvolvimento, estas ferramentas passaram a ser utilizadas em empresas de todo o mundo e por diferentes funcionários abrangendo todos os níveis de uma empresa, desde gerentes até operadores. As 7 ferramentas da qualidade são:

 

7 ferramentas da qualidadeO que éPara que utilizar
Diagrama de ParetoDiagrama de barra que ordena as ocorrências de problemas de maior frequência para os problemas de menor frequência.Priorizar os poucos problemas que possuem o maior impacto no resultado.
Diagrama de causa e efeitoExpressa de modo simples e fácil, a série de possíveis causas para um problema.Ampliar a quantidade de causas potenciais a serem analisadas.
Diagrama de dispersãoGráfico que representa a relação entre duas variáveis.Verificar a correlação entre duas variáveis.
HistogramaDiagrama de barras que representa a frequência dos dados.Fornece um caminho fácil para avaliar a distribuição dos dados
FluxogramaRepresentação gráfica dos passos de um processo.Permite uma visão global do processo por onde passa o produto e permite analisar limites, fronteiras e
Carta de ControleGráfico construído a partir de variáveis de um produto ou serviço medidas.Utilizado para determinar se um processo produzirá produtos ou serviços com propriedades mensuráveis e consistentes.
Folha de verificaçãoTabelas ou Planilhas utilizadas para coleta e análise de dados.Facilita a coleta de dados referente a um problema.

 

As  7 ferramentas da qualidade apresentadas na tabela acima são instrumentos fundamentais para melhorar a qualidade dos produtos. Na prática, elas são utilizadas para analisar o processo de produção, identificar os principais problemas, as flutuações de controle de qualidade do produto e fornecer soluções para evitar defeitos no futuro.

As 7 ferramentas da qualidade também utilizam técnicas estatísticas e conhecimento para acumular dados e analisá-los. Elas ajudam a organizar as informações coletadas, de maneira que seja fácil o seu entendimento. Com sua utilização, os problemas específicos de um processo podem ser identificados e estudados. Para cada uma das 7 ferramentas da qualidade citadas, publicamos um post neste blog explicando como funcionam. Basta acessá-las clicando no link sobre elas. Porém, vamos resumir um pouco sobre o que representa cada uma delas:

O Diagrama de Pareto mostra a distribuição dos itens e organiza eles do mais freqüente para o menos freqüente. Ele é utilizado para definir os problemas, definir suas prioridades, ilustrar os problemas detectados e determinar a sua frequência no processo. É uma imagem gráfica das causas mais freqüentes de um problema particular. A maioria das pessoas o utilizam para determinar onde colocar seus esforços iniciais para obter ganho máximo.

O Diagrama de Causa e Efeito é também chamado de “gráfico de espinha de peixe” por causa de sua aparência e de gráfico de Ishikawa devido ao homem que popularizou o seu uso no Japão. Ele é utilizado para listar a causa de problemas particular. A ferramenta dispõe de uma linha horizontais central com ramos principais para exibir as principais causas e linhas que saem dos ramos principais para mostrar as subcausas de um problema específico.

Esta ferramenta também é usada para descobrir as possíveis causas de um problema. Ela permite que uma equipe para identificar, explorar e apresentar graficamente, em mais detalhes, todas as possíveis causas relacionadas a um problema ou condição para descobrir sua causa.

O Diagrama de Dispersão mostra o padrão de relacionamento entre duas variáveis . Este diagrama estabelece que quanto mais próximos os pontos estão em uma linha diagonal, mais haverá uma estreita relação de um-para-um. Portanto, este diagrama é uma ferramenta gráfica que permite plotar muitos pontos de dados de maneira a mostrar um padrão de correlação entre duas variáveis.

Histograma é um gráfico de barras que mostra a distribuição das variáveis. Esta ferramenta ajuda a identificar a causa de problemas de um processo, bem como a largura da distribuição dos dados. Ele mostra um gráfico de barras de dados acumulados e é a maneira mais fácil de avaliar a distribuição dos dados.

O Fluxograma é uma representação de um processo e utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos, além da sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado.

Carta de Controle: De uma maneira geral, os gráficos estão entre as técnicas mais simples e melhores para analisar e exibir dados e estabelecer comunicação fácil em um formato visual. Os dados podem ser representados graficamente através de gráficos de barras, gráficos de linha, gráficos de pizza e gráficos de controle. Enquanto os três primeiros são comumente usados, o último é um gráfico de linhas com limites de controle.

Dentre as 7 ferramentas da qualidade, esta é a ferramenta que fornece limites de controle que são três desvios-padrão acima e abaixo da média, estando o processo em análise sob controle ou não. Ela também permite ao usuário monitorar, controlar e melhorar o desempenho do processo ao longo do tempo, estudando a variação e sua fonte.

Por fim, a Folha de Verificação mostra a história e o padrão de variações. É uma ferramenta utilizada no início do processo de mudança para identificar os problemas e recolher dados facilmente (tabelas e planilhas). É uma boa forma de fazer com que a equipe possa coletar e estudar os dados observados. Também é utilizada no final do processo de mudança para ver se a alteração resultou na melhoria permanente.

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Benefícios da aplicação das 7 Ferramentas da Qualidade

Como vimos, a maior parte dos problemas de qualidade poderão ser resolvidos com a utilização destas 7 ferramentas da qualidade. É importante ressaltar que cada uma delas tem sua própria forma de ser aplicada e a maneira de fazer isto dependerá muito do problema a ser resolvido, das informações passíveis de serem coletadas, dos dados históricos e do conhecimento que se tem sobre o processo. Com sua utilização das 7 ferramentas da qualidade é possível atingir alguns benefícios como:

  • Elevar os níveis de qualidade;
  • Diminuir os custos;
  • Executar projetos melhores;
  • Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização;
  • Identificar problemas no processo, fornecedores e produtos;
  • Identificar causas raízes no processos.