Os preços da energia elétrica aumentaram a um ritmo alarmante nos últimos anos e ao mesmo tempo, o interesse em obter maior eficiência energética e ao mesmo tempo cumprir as responsabilidades ambientais nunca esteve tão em alta como nos dias atuais. Sendo assim, muitas organizações estão procurando maneiras de economizar energia, reduzir as emissões de CO2 e economizar custos que chamamos de utilizades que são necessários para o funcionamento de uma indústria ou organização tais como Ar condicionado, Ar comprimido, Tratamento de água, etc.

Embora o gerenciamento total de energia seja muito complexo, existem algumas estratégias relativamente simples que podem reduzir o consumo de energia da sua empresa, Veja abaixo 5 dicas que você pode aplicar que farão com que você reduza custos e  atinginja resultados satisfatórios de eficiência energética.

1 – Iluminação

eficiência energética iluminacaoMelhorar a eficiência energética atuando diretamente na iluminação é uma das maneiras mais fáceis de diminuir a despesa com a conta de energia. Ao planejar ou substituir a iluminação, considere os tipos de luzes, a localização, as condições de iluminação, a tecnologia apropriada da lâmpada, os sistemas de controle e outros componentes que possam gerar maior consumo de energia.

Aqui estão algumas dicas para otimizar a iluminação do seu negócio;

  • Substitua a iluminação incandescente por iluminação fluorescente compacta ou LED em ambientes fechados e exteriores. Para você ter idéia,  lâmpadas fluorescentes são quase quatro vezes mais eficiente que as lâmpadas incandescentes e duram cerca de 12 vezes mais;
  • Para luzes exteriores, use um temporizador ou uma fotocélula para que elas desligem automaticamente em horários fora do expediente;
  • Para luzes interiores, ajuste os níveis de iluminação para necessidades específicas com lâmpadas adequadas e utilização de dimmer de forma a permitir o nível de iluminação ideal;
  • Aproveite a luz natural, colocando coberturas transparentes e janelas que permitem a entrada de iluminação externa;
  • Instale sensores de presença que permitem o desligamento das luzes automaticamente em ambientes desocupados.

2 – Motores Elétricos

eficiência energética motorAumentar a eficiência energética e tomar medidas para reduzir a quantidade de energia requerida no funcionamento do motor elétrico pode impactar diretamente na produção da sua empresa. Ao substituir motores ineficientes por motores de maior eficiência você pode  obter economia significativa de custos ao longo da vida útil do motor sem mencionar os benefícios adicionais de redução de tempo de paradas e aumento de produtividade e confiabilidade. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-lo a alcançar uma maior eficiência energética com motores elétricos:

  • Ao comprar um novo motor elétrico, não pense somente no custo menor. Motores de eficiência energética Premium custam cerca de 20% a mais e podem ter um retorno relativamente curto de forma que a economia de energia ao longo do tempo compense o valor maior da aquisição;
  • É muito comum encontrar na indústria motores sobredimensionados em aplicações que exigem menos potência do que o motor é capaz de produzir. Neste sentido, selecione um motor de potência inferior e opere com um fator de carga maior  pertitindo a eficiência ideal do motor. Assim, você terá uma excelente justificar para fazer a substituição do motor pois motores operados com baixos fatores de carga possuem fatores de potência menores e menor eficiência energética.
  • Otimize a eficiência da transmissão usando correias síncronizadas ao invéz de correias em V. As correias em V podem escorregar e deteriorar a eficiência na redução quando operamos com cargas mais elevadas.
  • Considere o uso de um sistema de motor com velocidade variável (operado por inversor de frequência) em vez de motores tradicionais em aplicações que as cargas variam significativamente durante o uso diário.
  • Certifique-se de que a tensão do motor é o mais próximo possível dos limites de projeto, A tensão no motor que não está dentro dos limites de projeto leva a uma diminuição do fator de potência e baixo fator de potência com certeza fará com que você seja penalizados monetariamente pela concessionária de energia.

3 – Ar Comprimido

eficiencia energética ar comprimidoO ar comprimido é um dos recursos mais caros em uma empresa ou planta industrial quando falamos em eficiência energética. Para você ter uma idéia, em instalações que requerem ar comprimido, cerca de 10% da energia elétrica utilizada nessa instalação é consumida pelo compressor. Ao tomar algumas medidas simples para controlar o consumo de energia de um compressor de ar, você pode aumentar significativamente a eficiência energética do seu negócio:

  • Reduzir os custos do ar comprimido, analisando a operação do compressor e reduzindo vazamentos nas linhas.
  • Use uma abordagem sistemática na manutenção (preventiva e preditiva) e na operação de um sistema de ar comprimido.
  • Verifique a possibilidade de medir e utilizar sistemas de controle para otimizar o desempenho do sistema de ar comprimido.
  • Implemente uma política de gerenciamento de ar comprimido em toda a empresa para eliminar usos desnecessários, corrigir vazamentos e sincronizar o uso de acordo com a oferta e demanda.
  • Verifique a possibilidade de utilizar compressores menores em aŕeas menores que demandam menos ar comprimido.

4 – Aquecimento e Ventilação

eficiência energética refrigeracaoOs sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) podem representar cerca de 30% do consumo de energia de uma empresa. Antes de considerar a compra de novos equipamentos, determine a quantidade de energia que o sistema HVAC da sua empresa realmente vai utilizar e implemente técnicas abrangentes de eficiência energética a fim de controlar os custos de sua empresa. Algumas ações a tomar são:

  • Reduza a carga da sua instalação, permitindo que o sistema existente funcione com menor frequência;
  • A implementação de um sistema de gerenciamento de energia pode proporcionar grandes economias ao seu equipamento HVAC. Verifique a possibilidade de implantar supervisórios e multimedidores de energia descentralizados;
  • Defina as zonas a serem desligadas os exaustores quando não for necessário e controle a temperatura dos espaços durante a noite.
  • Ao comprar novos equipamentos, selecione as unidades qualificadas pela Energy Star.
  • Considere os sistemas de ventilação de recuperação de energia para recuperar o desperdício de energia dos gases de escape e usá-lo para condicionar o ar entrante.
  • Combine um componente de desumidificação em seu sistema HVAC para aumentar o conforto do cliente ou do empregado e reduzir a necessidade de equipamentos maiores.

5 – Refrigeração

eficiência energética refrigeracao freezerHá uma série de sistemas e práticas que podem ser implementados para sistemas de refrigeração que ajudarão seu negócio a obter um aumento na eficiência energética. Existem muitos procedimentos simples que podem ser tomados para reduzir a quantidade de uso de energia do sistema de refrigeração da sua empresa tais como:

  • A manutenção regular de componentes de refrigeração, como bobinas, ventiladores, vedantes, etc., ajudará a manter o sistema funcionando no nível de eficiência energética projetado;
  • Verifique as configurações de temperatura para garantir que estas não sejam menores do que o necessário;
  • Mantenha os sistemas de refrigeração fora das áreas que apresentam flutuações frequentes na temperatura tais como áreas expostas diretamente ao sol ou próximas as portas;
  • Instale um inversor de frequência no motor para controlar o nível de refrigeração necessário a fim de manter os produtos frescos;
  • Os ciclos de descongelamento podem ser reduzidos pela adição de um sensor no evaporador e pelo descongelamento à noite;
  • Use a tecnologia de cortina de ar para selar o ar frio e manter longe a poeira ou outros contaminantes.