Um painel de comando é uma caixa ou quadro de metal que aloca todos os disjuntores, interruptores, temporizadores, reles, CLPs e dispositivos utilizados para o controle de um sistema elétrico. Importante notar que enquanto que um painel elétrico pode ter a função tanto de distribuir a energia quanto de controlar um sistema, o painel de comando tem o objetivo de comandar ou realizar o controle do sistema.

O painel de comando elétrico é projetado e utilizado ​​para controlar equipamentos mecânicos sendo que cada painel de comando é projetado para um arranjo específico de equipamentos podendo incluir dispositivos específicos que permitem que um operador controle um determinado equipamento.

Portanto, é correto dizer que os componentes do painel elétrico é que controlam cada equipamento instalado e ligado ao painel de comando. É difícil descrever todas as combinações possíveis que podem haver em um painel de comando porque diferentes processos e setores industriais na maioria das empresas são diferentes e por este motivo cada painel de comando possui um projeto único.

Caso você precise projetar um painel de comando, precisa começar por estudar o processo e a máquina (como vai operar, o que tem que estar ligado ou desligado e quando é importante e seguro operar o equipamento). Comece com o básico e construa a partir daí um painel de comando que atenda as necessidades do processo. Abaixo podemos ver alguns dos dispositivos mais utilizados em um painel de comando.

painel de comando componentes

1 – Transformador: O transformador é utilizado em um painel de comando para converter uma tensão CA em outra tensão CA. Mais popularmente um transformador converte tensões de 440V ou 380V em 220V/110V. Podem ser usados ainda para converter 220V em 220V apenas funcionando como um isolador entre o circuito do painel de comando e a rede de energia.

2 – CLP ou Controlador Lógico Programável: É considerado o cérebro do painel de comando. Ele é capaz de ler entradas e a partir disso executar lógicas e comandos para operar as saídas e com isto comandar dispositivos em campo.

3 – Fonte de Alimentação CC ou Fonte 24Vcc: Assim como o transformador converte uma tensão CA em outra CA, a fonte de alimentação tem a função de converter a tensão CA (em 110V ou 220V) em 24Vcc (tensão e corrente contínua). Esta tensão é necessária para alimentar os CLPs e dispositivos de controle. Usando 24 Vcc como tensão de controle, os fabricantes podem aumentar a confiabilidade e uma razão para isso é que uma fonte de alimentação opera com circuitos limitadores para proteção contra curtos-circuitos. No caso de um curto, ela simplesmente desliga. Dessa forma, ela elimina a necessidade de fusíveis e perda de tempo necessário para substituí-los. Além disso, a tensão de 24 Vcc tem maior capacidade de condução, permitindo que os dispositivos de controle sobrevivam melhor às quedas de tensão.

4 – Switch Industrial Ethernet: Assim como o Switch Ethernet que você provavelmente tem em sua casa, muitos painéis de controle possuem um switch industrial Ethernet para conexão de CLPs e IHMs em rede de sistemas de informação e software supervisório.

5 – Disjuntor: O Disjuntor protege as cargas em caso de curto circuito ou sobrecargas elétricas.

6 – Chave Seccionadora Geral: A chave seccionadora normalmente desconectará toda a energia elétrica do painel de comando. Geralmente, ela possui uma haste que conecta com uma manopla na porta do painel de comando conforme figura abaixo

painel de comando manopla

7.  Canaletas: As canaletas geralmente são alocadas no perímetro da placa de montagem do painel de comando e entre filas dos componentes elétricos e sua função e alojar os fios que interconectam os componentes elétricos.

8. Bornes: Os bornes são pontos de conexão de fios com a função de juntar 2 ou mais fios. Alguns bornes são para realizar conexões internas (Ex.: Conectar Tensão 24V aos Reles) e outras são para conectar componentes de campo aos sistemas de controle (Ex.: Conectar Sensores aos CLPs). Neste nosso exemplo, veja que na Figura somente fios azuis na parte de cima dos bornes estão conectados. Então podemos deduzir que estes bornes vão receber ligações de dispositivos de campo como sensores ou válvulas.

9. Placas de Conexão: Placas de Conexão são blocos de terminais específicos para serem usados ​​de forma a simplificar a fiação de componentes que possuem conectores que normalmente precisariam de soldagem.

10 – Fusíveis: Os Fusíveis, assim como os disjuntores, protegem as cargas contra sobrecorrentes pois eles tem a função de romper o filamento interno quando submetido a uma corrente maior do que ele suporta. Por ele romper o filamento, uma vez atuado, não é possível reaproveitar este dispositivo, necessitando assim de uma substituição do mesmo. Isso não significa que os disjuntores sejam melhores por conta de serem rearmados quando desarmam ou atuam. Cada um tem uma função própria e seu devido lugar em um painel de comando.

11 – Rele: Um relé é um interruptor operado eletronicamente ou magneticamente. O seu funcionamento é simples. Uma energia é aplicada à bobina que cria um campo magnético que alterna os contatos do relé que por sua vez podem ser utilizados para comandar algum circuito.

12 – Trilho DIN: – É um trilho de metal que permite a montagem da maioria dos componentes de controle industrial. Tem esse nome por ser o Deutsches Institut für Normung o responsável por publicar as especificações originais do mesmo.

painel de comando trilho DIN

13 – Rele Térmico ou de Sobrecarga: Um rele térmico ou de sobrecarga protege as cargas, geralmente os motores elétricos para que os mesmos não trabalhem em sobrecorrente. Sabe-se que se um motor elétrico operar em sobrecarga, a corrente dele aumentará ocasionando maior aquecimento e risco de danificar o motor elétrico. Assim, o rele térmico monitora as 3 fases que alimentam o motor e caso o motor elétrico comece a operar em sobrecarga, o rele atua fazendo com que o circuito de comando desligue o motor elétrico.

14 – Contator: Um contator é o mesmo que um rele. No entanto, ele se diferencia do rele por possuir  tamanho maior, possuir 3 polos e ser aplicado no comando de motores elétricos.

15 – Bornes de aterramento terminais: Um borne de aterramento é utilizado para aterrar os dispositivos do painel de comando sendo que este borne geralmente é aterrado internamente ao painel. Você deve aprender a identificá-los pois é muito fácil. Eles possuem as cores verdes/amarela.