//Fonte de Alimentação: Como ela está se Tornando Inteligente

Fonte de Alimentação: Como ela está se Tornando Inteligente

2018-05-26T16:41:07+00:00 By |Categories: Automação Industrial|0 Comentários

Dispositivos industriais que possuem inteligência são um tópico importante atualmente e a fonte de alimentação não é uma exceção. De acordo com Mike Garrick, gerente de marketing de fontes de alimentação da Phoenix Contact USA, os usuários de hoje anseiam dispositivos com capacidade de conectividade de rede que no passado ninguém acreditaria que um dia haveria esta necessidade, e isso inclui também a fonte de alimentação ininterruptas de controle (UPS) similar ao No-break. “Muitos novos no-breaks de alta tecnologia são inteligentes e exigem pouca ou nenhuma configuração”, explica ele. “Algumas das UPSs de hoje podem transmitir dados básicos através de uma rede, como Ethernet IP ou modbus TCP. Além disso, atualizações de status em tempo real podem levar a um maior tempo de atividade e confiabilidade preditiva através de manutenção programada.” Outros dispositivos avançados incluem unidades especialmente projetadas para uso fora do gabinete de controle, fontes de alimentação eficientes que eliminam a necessidade de ventiladores para resfriamento e unidades que apresentam um MTBF (tempo médio entre falhas) excessivamente alto.

fonte de alimentação lutze fonte alimentacao LUTZEfonte de alimentação Compacta

A fonte de alimentação da série Delta é uma fonte monofásica de 24-Vdc de até 10A que pode ser montada em trilho DIN e que possui dimensões de apenas 2,5 polegadas de largura. A fonte consegue fornecer 150 A por 5 s durante situações de sobrecorrente e emprega internamente proteção de sobrecarga de saída, proteção contra curto-circuito, bem como alarme de relé de saída para situações de subtensão. A unidade tem um MTBF de 410.000 horas.

Fabricante: Lutze;

 

 

fonte de alimentação murr fonte de alimentacao MurrelektronikFora da caixa

As unidades de fonte de alimentação Emparro67 são especialmente projetadas para uso fora do painel de controle, o que permite que os usuários usem quadros elétricos menores ou se livrem completamente da necessidade de um quadro elétrico. A utilização do Emparro67 converte a tensão de 230 Vac para 24 Vcc diretamente na carga, reduzindo os custos com perda de energia. A caixa de metal compacta e robusta da unidade é totalmente envasada e vedada com IP67. Os Emparro67 trabalham de forma confiável até a temperatura ambiente de 85 °C. As unidades estão disponíveis nos modelos 4-A e 8-A.

Fabricante: Murrelektronik;

 

fonte de alimentação NK technologies fonte de alimentacao NKTechRastreamento do uso de Energia

O Monitor de Energia da Série APN-R mede o uso de energia de uma única peça de equipamento, extensivo a um sistema de máquinas, uma área da planta ou uma instalação inteira. O APN-R também é adequado para aplicações de gerenciamento de energia em larga escala, bem como tarefas específicas de monitoramento de equipamentos, como detecção de gargalos e sobrecargas ou identificação de bombas trabalhando em vazio devido a linhas de admissão ou descarga entuPIDas, cavitação do rotor ou desgaste do rolamento. O APN-R é configurado com bobinas flexíveis de 0-500-A ou 0-2.000-A para medir a corrente de carga. A tensão da linha (até 600 Vac) conecta-se diretamente ao transdutor; nenhum transformador de potencial é necessário, a menos que a tensão da linha exceda 600 V. O APN-R atende às aprovações UL, CUL e CE. Fabricante: NK Technologies;

fonte de alimentação onrom fonte de aliemntacao OMRON

Fonte de Alimentação para Montadores de Painéis

A fonte de alimentação de comutação trifásica da série S8VK-T oferece operação estável em uma ampla faixa de temperatura de operação (-40 a 70 °C). O design compacto oferece 90% de eficiência energética que reduz o acúmulo de calor e elimina a necessidade de ventiladores de resfriamento. As unidades estão disponíveis nas versões de 120W (5A), 240W (10A), 480W (20A) e 960W (40A), todas disponíveis com saída de 24 VCC. As fontes de alimentação atendem aos padrões de segurança internacionais e marítimos, incluindo UL 508, ANSI 12.12.01, EN 50178, EN60950-1, UL 60950-1, CSA Nº 60950-1, EN 60204-1 PELV, EN61558-2-16 Transformador de segurança e Lloyds Register. Eles também são compatíveis com a RoHS na fabricação e no descomissionamento e descarte.
Fabricante: Automação e Segurança da Omron;

fonte de alimentação phoenix contact fonte de alimentacao Phoenix Contact

Para Gabinetes Compactos

As fontes de alimentação UNO apresentam perdas de marcha lenta baixas abaixo de 0,3 W e operam com eficiência de até 90%. Eles cobrem tensões de saída de 5 a 48 Vcc e estão disponíveis nas versões de 25, 30, 40, 55, 60, 90 e 100 W. As fontes de alimentação medem 90 mm de altura por 84 mm de profundidade e vêm em larguras de 22,5, 35 e 55 mm adequadas para gabinetes rasos. As unidades têm uma faixa de temperatura operacional de -25 a 70 ° C.
Fabricante: Phoenix Contact

 

fonte de alimentação Puls fonte de alimentacao PULSFonte de Alimentação Slim Monofásica

A série de fonte de alimentação 960W, QS40 Dimension inclui faixas de saída de tensão de 24 a 28, 36 a 42 e 48 a 54, de acordo com o menor fator de forma disponível. Essas unidades possuem índices de eficiência de até 94,6%. Elas podem operar com uma entrada monofásica de 100 a 240 Vac e podem fornecer 50% de reservas de corrente de saída por até 4 s sem alteração na tensão de saída. Outras características incluem compartilhamento de carga para uso paralelo, contato DC-OK, desligamento remoto e correção ativa do fator de potência.
Fabricante: Puls

fonte de alimentação Weidmuller fonte de alimentacao WeidmullerMonofásica e Trifásica

A fonte de alimentação PROeco vêm em unidades monofásicas e trifásicas que aceitam uma ampla gama de entradas CA/CC. Um recurso de detecção automática em cada módulo faz com que a alternância entre intervalos seja desnecessária. Saídas com 12, 24 ou 48 Vdc estão disponíveis para cargas de até 40 A. Um LED tricolor fornece status de saída de carga local e contatos de relé integrais fornecem monitoramento de status remoto para fácil detecção e diagnóstico de problemas de energia. As fontes de alimentação compactas apresentam níveis de eficiência de até 93% e uma classificação de MTBF de mais de 500.000 horas. A faixa de temperatura operacional das unidades é de -25 a 50 ° C (70 °C com redução de capacidade). Eles são aprovados pelos padrões internacionais cULus, CE e TUV.
Fabricante: Weidmüller

fonte de alimentação Siemens fonte de alimentacao Siemens

UPS Integrado

O Sitop PSU8600 foi projetado para integrar aplicativos de automação em rede e o Portal Totally Integrated Automation da Siemens (Portal TIA). A unidade básica de 125 mm da fonte de alimentação fornece 40 A.

Fabricante: Siemens

 

Referências para fonte de alimentação:

https://www.controldesign.com/articles/2015/power-supplies-get-smarter/

Formado em Engenharia Elétrica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) com Pós Graduação MBA em Gestão de Projetos pela FVG (Fundação Getúlio Vargas) e certificação internacional em Gestão de Projetos pelo PMI (Project Management Institute). Também possui certificação Green Belt em Lean Six Sigma. Atuou na implantação dos pilares de Engenharia de Confiabilidade Operacional e Gestão de Ativos Industriais em grandes empresas como Votorantim Metais (CBA) e Votorantim Cimentos. Como Gerente de Projetos pela Siemens e Citisystems, coordenou vários projetos de automação e redução de custos em empresas como Usiminas, JBS Friboi, Metso, Taesa, Cemig, Aisin, Johnson Controls, Tecsis, Parmalat, entre outras. Possui experiência na implementação de ferramentas Lean Manufacturing em empresas como: Faurecia, ASBG, Aisin Automotive, Honda, Unicharm e Flextronics. Atualmente é Diretor de Projetos na empresa Citisystems e membro do Conselho de Administração da Inova, organização gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba.