O seiso é a fase do programa 5s que vem logo depois do seiton, e é conhecida como a terceira etapa do programa 5s. Nesta fase, é necessário deixar tudo limpo e brilhante, neste momento é estabelecido um novo padrão de limpeza no ato de limpar os equipamentos e a própria empresa, fica mais fácil à identificação de falhas. Em um exemplo prático, podemos verificar que o óleo em excesso ou graxa podem esconder problemas em equipamentos e ferramentas, além do que, locais limpos favorecem a segurança do próprio funcionário.

Seiso Programa 5s seiso programa 5s 300x195

Como está o senso de limpeza na sua empresa? fonte: FreeDigitalPhotos.net

Nesta fase, geralmente são formadas pequenas equipes para limpar diferentes áreas da empresa. As equipes tem a função de inspecionar máquinas, armários, mesas, chão e tudo que puder representar falta de limpeza.

Como cada área da empresa pode acumular diferentes tipos de resíduos, é preciso lançar mão de diferentes tipos de agentes químicos. Algumas superfícies podem precisar ser descaSCADAs, outras de um detergente ou solvente específico.  É preciso levantar as necessidades de cada ambiente e aplicar os produtos adequados. Após o uso das ferramentas de limpeza, as mesmas devem ser descartadas ou limpas antes de serem guardadas.

Uma boa prática do seiso para ser aplicada em máquinas industriais é realizar a desmontagem do equipamento e inspecionar se a peças estão adequadas, lubrificadas e dentro das especificações.

A empresa também pode contratar terceiros para efetuar o trabalho, pois muitas vezes algumas atividades podem ser realizadas em um período de férias e com custo menor. Em contraponto, é importante que os funcionários participem da implantação desta fase, visto que eles aprendem e adquirem a cultura de limpeza que deve ser uma prática diária.

No seiso, podem-se registrar as mudanças efetuadas através do registro dos métodos utilizados ou mesmo através de registro fotográfico. Estas informações serão utilizadas na próxima fase para definir o novo padrão de limpeza e a adoção de rotinas e tarefas para manter o padrão conquistado. É muito importante criar propostas de melhorias com o intuito de tornar o trabalho futuramente mais fácil.

 

Infográfico Seiso - Programa 5s infografico seiso

Você Gostou Deste Artigo?

Cadastre-se hoje e receba atualizações por e-mail. Respeitamos a sua privacidade e você nunca terá seu e-mail divulgado.

 

Inclui-se ainda no conceito seiso, manter dados e informações atualizadas, procurar ser honesto no ambiente de trabalho e manter o bom relacionamento com os colegas. Tudo isto é fundamental para a imagem interna e externa da empresa e aumentar a moral dos trabalhadores, uma vez que a qualidade no ambiente de trabalho aumenta.

Os benefícios conquistados pela empresa na implantação do seiso são:

  • Mudanças de hábitos quanto a limpeza, sempre dando ao lixo o destino adequado;
  • Como todos farão à limpeza, o último a utilizar algo, o deixará limpo para o próximo que irá utilizar;
  • Entendimento das fontes de sujeira (cantos e poeira), dando ações corretivas para tal;
  • Disponibilizar ferramentas e utensílios sempre no seu melhor estado;
  • Ambiente de trabalho sempre limpo e organizado;
  • A definição de responsáveis por setor facilita o acompanhamento das melhorias e ratifica a importância do seiso nas rotinas diárias dos funcionários.

Cursos Online de 5S

curso 5s avancado1

Curso 5S Codeva

Curso 5S Codeva

Saiba Mais

Curso cheio de exemplos em que o aluno pode aprender a implantar e utilizar o 5s na empresa que trabalha. Curso com duração de 16 horas e 32 vídeo aulas com certificado.

Saiba Mais